Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Síntese Histórica
Início do conteúdo da página

Síntese Histórica da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada

Publicado: Terça, 07 de Mai de 2019, 11h10 | Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2019, 10h50 | Acessos: 1116
imagem sem descrição.

 

          A história da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada remonta ao dia 13 de janeiro de 1947, quando o Boletim Interno do 1º Batalhão de Fronteira (sediado em Foz do Iguaçu), publicou a ordem para organização de sua 3ª Companhia, com futuro deslocamento à região de Guaíra.

            Em 1º de fevereiro de 1947, o destacamento precursor, composto de 29 militares, sob o Comando do Capitão Ubirajara Brandão, desembarcou em Guaíra. O Pelotão tinha a missão de demarcar a área e preparar o terreno do novo aquartelamento, além de construir as suas instalações iniciais, o que possibilitou a inauguração da "Sentinela da Fronteira" em 29 de janeiro de 1949.

            Em apenas dois anos, precisamente em 1º Fevereiro de 1949, a Organização Militar realizou a primeira incorporação dos novos soldados da fronteira. Na mesma data, a 3ª Companhia foi desvinculada do 1º B Fron, passando a denominar-se 5ª Companhia de Fronteira.

            Em 2 de fevereiro de 1990, foi denominada 3ª/34º BI Mtz, para preservar a ligação histórica com o então 1º B Fron (atual 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado), mantendo a autonomia administrativa. Finalmente, em 2010, recebeu a denominação de 15ª Cia Inf Mtz.

            Localizada às margens do Rio Paraná, divisa com o Mato Grosso do Sul e fronteira com o Paraguai, a 15ª Cia Inf Mtz, tem sido guardiã das tradições da Infantaria brasileira neste rincão. Subordinada diretamente à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada é a fiel representante do Exército Brasileiro, como sentinela das nossas fronteiras. Além de preservar o valoroso legado, prossegue vibrante na sua valorosa missão, servindo como importante fator de Integração Nacional por intermédio de sua atuação e da ação conjunta com as diversas agências de segurança e órgão governamentais.

Fim do conteúdo da página